Chaque bon moment de la vie est une prière car nous pouvons méditer sur ce que Dieu nous offre tous les jours. La vie nous envoie des petits cadeaux, des petites douceurs, des petites sucreries. Mais ils passent si souvent inaperçus même si nous en recevons régulièrement.
Je vous donne les quelques exemples qui me viennent en mémoire pour l'instant : regarder la mer, respirer son bon air, profiter d' une journée de soleil, sentir le parfum d'une fleur, croquer dans un bon fruit cueilli directement dans l'arbre, caresser un animal domestique, allumer une bougie et regarder sa lumière danser, faire une simple promenade avec la personne que vous aimez ou même seul en admirant la nature, boire l'eau fraiche provenant de la montagne.
C'est ce que j'ai fait aujourd'hui et j'ai décidé de partager ces moments avec vous, surtout avec mes amis du Nord pour qu'ils voient qu'il existe aussi de belles choses à voir dans la zone où j'habite ou avec mes amis de l'étranger. En effet, j'ai été me promener à Sintra, ville dans la montagne qu'il y a bien longtemps que je n'avais visitée et qui se trouve pourtant à 15 kms de chez moi...
Cada bom momento da vida é uma oração porque podemos meditar sobre o que Deus nos oferece todos os dias. A vida envia-nos pequenas prendas, pequenos mimos, pequenas guloseimas. Só que estes passam muitas vezes despercebidos mesmo se os recebemos regularmente.
Posso dar os exemplos que me vêm à cabeça neste momento : ver o mar, respirar o seu ar saudável, aproveitar um dia de sol, sentir o perfume duma flor, trincar num fruto colhido direitamente na árvore, fazer festinhas a um animal doméstico, acender um vela e ver a sua luz a dançar, fazer um simples passeio com uma pessoa amada ou mesmo sozinho, admirando a natureza, beber a água fresca vinda da serra.
É que fiz hoje e decidi partilhar estes momentos convosco, particularmente com os meus amigos do Norte para verem que também existem coisas bonitas para ver na zona onde habito ou com os meus amigos estrangeiros. De facto, fui passear em Sintra, vila na serra, que já não visitava há bastante tempo, no entanto encontra-se a 15 kms da minha casa...


(photo prise sous l'ogive du Palais nacional)
Um dos muitos palacetes de Sintra
(foto tirada por baixo da ogiva do Palácio Nacional)

A Câmara Municipal ( à esqª)

En plein milieu de la Montagne de Sintra
No meio da Serra de Sintra

La quiétude de la Montagne de Sintra
A quietude da Serra de Sintra

Verdinha au milieu de la verdure...
A Verdinha no meio da verdura...

Information sur Sintra







24 commentaires:
Que fotos lindas!
Adoro Sintra. Acho que é um dos mais bonitos lugares do nosso país.
Cheio de romantismo e tradição, a beleza dos palácios encastoados como pedras precisas na linda serra.
Beijinho e obrigada por partilhares connosco as tuas fotos.
Credo, já fazes concorrência ao Osvaldo, o nosso querido Osvaldinho..que belas fotos, adoraria saber como se põe o nome nas fotos, para ter os meus exclusivos...Lindos lugares por onde andaste e que sortalhuda és, por saber ver nas pequeninas coisas, grandes gestos e ofertas de Deus!...
J´estive em Sintra, mas há muitos anos e, claor que já nem lembro nada, a Neide mostrou desejo de irmos lá um dia, as duas, vamos de Combóio e sempre podes ser a nossa cicerone...maravilha, adoraria ir a esse lugar lindo onde estás pertinho da água, é um rio? um lago? Bom pra sentar por ali e estar benzinho com a vida..
Beijinhos meus, a concorrência ao Osvaldinho é a brincar, ahhhh...laura.
Laurinha e Neide,
Venham, venham ! Será um prazer !
A foto que gostas é dum lago pequeno nos jardins do Palácio da Pena mas não entrei là.
Concorrência ao Osvaldo ? Impossivel !
A minha câmara é daquelas simples digitais, as fotos não são feitas com arte mas com coração. Divirto-me simplesmente.
Beijinhos
Très interessant ton blog...
Bisous
São lindas estas fotos de Sintra e Sintra é também uma vila muito bonita,onde se pode encontrar testemunhos de praticamente todas as épocas.Por Sintra deixou-se encantar Lord George Byron,, poeta romântico inglês , durante a sua passagem por Portugal. Apesar de viver perto de Sintra já lá não vou há algum tempo, mas gosto sempre de lá voltar
É assim Verdinha! às vezes temos o belo ao nosso lado e nem por isso lhe deitamos um olhar.
Assim é na vida, assim é na natureza.
Beijinhso verdes, como os verdes campos desejam!
Verdinha,
Na verdade sempre que preciso de recarregar baterias recorro a Sintra e à sua serra, porque é realmente um lugar único, um lugar maravilhos, um paraíso neste nosso Portugal tão pequeno.
Bjs.
Querida Verdinha,
"Les douceurs de la vie"..
Parafraseando uma frase vnda do teu coração":
"Cada bom momento da vida é uma oração porque podemos meditar sobre o que Deus nos oferece todos os dias."
Não há nada mais sensivel ao sentimento: saber ser grato em cada gesto, admirando o que de tão belo nos rodeia.
Saber observar a beleza de Sntra - natureza sedutora onde os corações podem amar-se em cada esquina da natureza nascida dos céus:)
Gostei muito....
beijos
Pj
Estava a brincar na concorrência ao Osvaldinho, pois as fotos estão deslumbrantes e têm algo interior...
Um dia vamos memso, as duazinhas, só nós, se o Nuno por cá estiver, mas que bom, aí já iamos de carro mais à vontade. Vou convencê-los, mas, a Neide pediu que queria muito conhecer Sintra, que lhe falam das suas belezas.. Beijinhos. laura
Lindas fotos.
E a menina verdinha muito elegante na ultima foto...
Eu também gosto muito de Sintra e quase todos os anos quando vou visitar os meus padrinhos a Lisboa vou com a filha deles dar um passeio por Sintra, ou vamos até a Praia das Maças de eléctrico, que eu acho o maximo, pois pode-se desfrutar do passeio, ver alguns desses castelo e ao mesmo tempo apreciar a natureza.
E essas guloseimas são as melhores que temos, pois podemos desfrutar delas no nosso dia a dia.....pena muitas das vezes não lhes dar a importância que merecem.
Beijokitas
Nina, fui passar parte do dia com amãe, levei-a à consulta, no regresso fizemos pic nic e passamos em lugare slindos, eu adoro o rio o rios empre verdinho com as arvores refletidas nele, mas que lindo... lembrei da tua foto ai no meio da água, parece que estás lá dentro...Há locais lindos sim, e, agradeço por poder vê-los..Beijinhos.
Ao meu querer!
Dias noites, estações esquecidas
Inventei sonhos para sonhar
Lavei mágoas, dores perdidas
Uma árvore toca as águas da lagoa
O nevoeiro faz desenhos nas cumeeiras
Um Melro negro solta um pio ao acaso
A palavra quero-te diz-se de mil maneiras
Convido-te a ver a Cor da Claridade
Doce beijo
Minha amiga,
que sensações me despertaste!
Que saudades de Sintra... bons tempos que não voltam mais!
Beijinhos
Sintra é paixão minha desde que lá fui com quatro ou cinco anos e as tuas fotos não a desmerecem
Je t´embrasse, jolie.
Querida Verdinha,
De facto, a vida oferece-nos coisas e momentos únicos e que algumas pessoas não dão o devido valor. Mas a felicidade também existe nessas pequenas coisas, se as soubermos olhar com os olhos do coração e da alma, com a atenção merecida.
Adorei as fotos, porque a Serra de Sintra é um local que adoro. Adoro a natureza e tudo o que de bonito ela nos presenteia.
Linda amiga, obrigada por mais uma deliciosa partilha!
Beijinhos carinhosos e abraço meiguinho.
Olá Verdinha;
Mas que maravilha de sequência de fotos!... Estás uma verdadeira artista na arte de fotografar. Parabéns.
Sintra é um lugar lindissimo e onde se nota um grande trabalho não só da autarquia mas também da população em conservar essas maravilhas que encantam todos os que a visitam. Já não vou a Sintra há alguns anos mas quem sabe não será para breve, até porque tenho familiares que moram lá.
bjs e parabéns, uma vez mais, pelas lindissimas fotos.
bjs d'Ana et Osvaldo
Olá Verdinha,
Não te sabia aqui tão perto de mim. Julguei que vivias fora do país.
Sobre Sintra que posso eu dizer mais do que dizem as tuas fotos?
Realmente esta não é a minha terra de nascimento mas sim de adopção. Já vivo aqui há 25 anos. Não moro na vila mas na base da Serra que vejo em anfiteatro. Um dia que passes por aqui diz para nos encontrarmos.
Efectivamente gosto muito de "bonsais" são uma arte viva, sempre em renovação.
Um beijinho,
Maria Emília
Sintra uma jóia, onde se nota um maior cuidado na sua preservação. É sempre um prazer voltar a vê-la através das tuas fotografias.
Claro que Verdinha no meio da paisagem de Sintra fica muito bem.
Querida Verdinha um beijinho grande pelo convite mas a minha voz já não é o que era, apesar de gostar muito de cantar.
Beijinhos, amiga.
Todos falam em Sintra como uma terra linda que se deve visitar, mas também dizem que de verão há muitos turistas e enchem tudo, tiram a paz, que mais vale lá ir em Setembro...Quando a Neide tiver disponibilidade e haja dias bons, abalaremos..Beijinhos.
Amiga,
Obrigada pelas palavrinhas no meu sítio :)
E força, canta e encanta! Quem canta duas vezes reza!
Beijinhos
Tu as fait une bien belle ballade ! ça fait partie des petits bonheurs de la vie, ceux dont on ne profite pas assez, merci Verdinha pour cette promenade apaisante, j'ai beaucoup aimé le chemin de forêt et la dernière photo, avec une jolie tour et une gentille petite dame lol
Bisous
Querida amiga,
desculpa andar "longe" mas tenho-te tão perto a ti e a mais amigas e amigos como a Laurinha o Kim e muitos embora eu nem cá entre no blog no meu ou nos v/ não os esqueço.
Ando sem palavras, ando triste, ando...não ando por andar porque tenho o Bruno e ele precisa da minha protecção, ajuda e força.
Como penso ter dito em algum lugar ou comentário, tive no ultimo mês até agora 7 consultas de especialistas com o Bruno.
Amanhã vai ao dentista novamente e a outro médico e depois terça termina o mês com a psicologa.
Não tem sido fácil ...mas vamos vivendo.
A nova descoberta e que acabou por roubar o resto de alguma ainda existente alegria momentanea desapareceu quando surgiu este novo dado através da Tac que se fez ao craneo dele. Pois é...eu dizia que já não conseguia aguentar mais esta vida e tanto problema...
Refugiei-me no silencio sei que nada adianta mas não consigo sequer falar disto com ninguém nem cá em casa.
Mais exames foram feitos e outros ainda para se fazer... o problema está no centro do cerebro :-(
Agora já sei o problema da visão dele, dor de cabeça etc...e fui eu que dei o alerta aos médicos que o acompanham e pedi Tac etc algo me dizia e ao Bruno que algo ali não estava bem.
Não te preocupes que fico bem dentro do possivel. Ninguém pode fazer nada portanto eu tenho de ir aguentando até onde conseguir.
Beijinhos nossos para ti com muito carinho. Obrigada linda pela presença e amizade.
P.S desculpa n ter comentado as fotos mas...elas mostram toda a beleza da natureza e do olhar que as capturou.
Les petites douceurs de la vie qui la rendent plus belle pour qui prend le temps de les voir, de les apprécier, de les savourer.
Un joli texte et de belles photos.
Merci pour ce partage.
Au plaisir de te lire.
Bise
Pelas fotos sei que fizeste um passeio lindo. Faço-o muitas vezes.
Escrevo ali na Pena, alguns dos meus poemas, Vou levar uma foto para ilustrar o poema. Obrigado pela oferta. Um beijo
Enregistrer un commentaire